O jornalista Lucas Berti discorre sobre a situação política da Nicarágua nesta edição do Giro Latino. Há poucos meses das eleições presidenciais, o governo de Daniel Ortega já prendeu quatro pré-candidatos da oposição. A intenção do mandatário, que está no poder desde 2007, é garantir a própria reeleição.
A detenção da pré-candidata Cristiana Chamorro, filha da ex-presidente conservadora Violeta Chamorro, que derrotou o mesmo Ortega nas urnas na década de 1990, foi uma das mais emblemáticas.
Naquele momento, ela era o nome que possuía mais chances contra o atual presidente — tinha 21% das intenções de voto contra cerca de 30% de Ortega.
Acusada de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e de intenções golpistas contra o mandatário, Cristiana acabou presa e teve a candidatura anulada pela justiça.
Além dos problemas políticos, a Nicarágua maquia os dados referentes à pandemia de covid-19 e enfrenta sanções dos EUA e problemas econômicos.
O Intercept é sustentado por quem mais se beneficia do nosso jornalismo: o público.
É por isso que temos liberdade para investigar o que interessa à sociedade — e não aos anunciantes, empresas ou políticos. Não exibimos publicidade, não temos vínculos com partidos, não respondemos a acionistas. A nossa única responsabilidade é com quem nos financia: você.
Essa independência nos permite ir além do que costuma aparecer na imprensa tradicional. Apuramos o que opera nas sombras — os acordos entre grupos empresariais e operadores do poder que moldam o futuro do país longe dos palanques e das câmeras.
Nosso foco hoje é o impacto. Investigamos não apenas para informar, mas para gerar consequência. É isso que tem feito nossas reportagens provocarem reações institucionais, travarem retrocessos, pressionarem autoridades e colocarem temas fundamentais no centro do debate público.
Fazer esse jornalismo custa tempo, equipe, proteção jurídica e segurança digital. E ele só acontece porque milhares de pessoas escolhem financiar esse trabalho — mês após mês — com doações livres.
Se você acredita que a informação pode mudar o jogo, financie o jornalismo que investiga para gerar impacto.