Women with their upper bodies painted pose as they take part in a protest against violence against women during the celebration of the International Women's Day on March 8, 2013, in Sao Paulo, Brazil. AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA        (Photo credit should read YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Mulheres do mundo inteiro vão parar no próximo dia 8

A Greve Internacional de Mulheres, a #8M, é um protesto organizado em 50 países contra o feminicídio e a desigualdade de gêneros.

Women with their upper bodies painted pose as they take part in a protest against violence against women during the celebration of the International Women's Day on March 8, 2013, in Sao Paulo, Brazil. AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA        (Photo credit should read YASUYOSHI CHIBA/AFP/Getty Images)

Um dia sem mulheres: essa é a proposta da Greve Internacional de Mulheres, ou apenas #8M, um ato de protesto organizado de forma colaborativa por ativistas de 50 países. A proposta é que, por quanto tempo puderem, pelo menos por alguns minutos, mulheres parem suas tarefas como um manifesto contra o feminicídio e a desigualdade de gêneros.

No Brasil, o movimento está sendo unificado sob o nome de Parada Brasileira de Mulheres e já está organizado em estados como Rio de Janeiro, PernambucoRio Grande do Sul. Além de eventos em grupo, como marchas e rodas de debate, as interessadas também estão convidadas a fazerem pequenas ações, como vestir roupas da cor lilás e usar o tempo de almoço para conversar com as colegas de trabalho sobre as desigualdades de gênero.

Uma das coordenadoras do movimento Ni Una Menos na Argentina, Cecilia Palmeiro está trabalhando na conexão entre as ações nos diferentes países e explicou ao The Intercept Brasil que a greve do próximo dia 8 vai funcionar nos moldes da greve-geral organizada na Argentina em 2016:

 

“O que fizemos na primeira greve foi uma hora de cessação de atividade, só por uma hora. Deu super certo. Nos vestimos também de preto, todas. Era muito interessante visibilizar a cumplicidade entre nós. Você saía para a rua e via todas as mulheres vestidas de preto. É uma ação para nós ficarmos juntas, sei lá, 15 minutos. Você pode deixar de trabalhar 15 minutos, meia hora, uma hora, o que der, está ótimo”, diz Palmiero.

A greve internacional de mulheres já chega a mais de 50 países

Palmeiro conta que esta foi a saída encontrada para que todas pudessem participar. Ela frisa que apenas mulheres sindicalizadas conseguiriam fazer uma greve nos padrões conhecidos — em que se para um dia inteiro, pelo menos —, e esta não é uma realidade majoritária.

Muitas trabalham como empregadas domésticas para outras mulheres poderem trabalhar fora de casa. Hoje, são aproximadamente 6 milhões de empregadas domésticas no Brasil. A ideia é que a paralisação não faça recair mais trabalho nos ombros dessas, mas que elas também possam fazer parte do movimento.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 44% das mulheres empregadas no país não têm carteira assinada (contra 37% entre homens) e que o desemprego também afeta mais a elas: entre as mulheres, o índice é três pontos percentuais mais alto, 13,8%.

A articulação internacional representa um novo passo para o feminismo. Agora, as ações atingem nível global. “Vai ser um antes e depois na história do movimento feminista, porque nós conseguimos nos articular mundialmente”, afirma Palmeiro.

Contudo, o ideal mesmo seria que, em vez de um “dia sem mulheres”, chegasse o dia sem opressões e agressões contra as mesmas. Se isso acontecesse, a produtividade do país tenderia a melhorar com o tratamento igualitário para ambos os gêneros no mercado de trabalho, por exemplo. E, em apenas 24 horas, 131 mulheres deixariam de ser estupradas, as vidas de 16 seriam poupadas e 205 deixariam de ser agredidas.

Nem todo mundo pode se dar ao luxo de pagar por notícias neste momento.

E isso está tornando cada vez mais difícil financiar investigações que mudam vidas.

A maioria dos jornais lida com isso limitando o acesso a seus trabalhos mais importantes por meio de assinaturas.

Mas no Intercept Brasil, acreditamos que todos devem ter acesso igual à informação.

Se você puder, há muitos bons motivos para nos apoiar:
1) Nosso objetivo é o impacto: forçamos os ricos e poderosos a respeitar pessoas como você e a respeitar a lei
2) Somos financiados pelos leitores, não por corporações, e somos sem fins lucrativos: cada real vai para nossa missão de jornalismo sem rabo preso, não para pagar dividendos
3) É barato, fácil e seguro e você pode cancelar quando quiser

Escolha fortalecer o jornalismo independente e mantê-lo disponível para todos com uma doação mensal. Obrigado.

FAÇA PARTE

Faça Parte do Intercept

Entre em contato

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar