VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

Mensagem gravada diz que "não adianta espernear". Aluguel custa 1,5 mil por hora de vôo.

VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

O grupo de oposição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Lava Togas, alugou um avião monomotor equipado com sistema de som para sobrevoar partes de Porto Alegre em que se concentram manifestantes favoráveis ao petista. O sobrevôo está marcado para esta quarta-feira. Eles pretendem tocar uma vinheta pedindo ao Tribunal Regional Federal da 4a Região que condene Lula, além de dizer a seus apoiadores que “não adianta espernear”.

O avião fez um teste na terça à tarde. A advogada curitibana Paula Bettega, líder do grupo, não vê a hora do “vôo oficial”. Ele me enviou vídeos e o áudio pelo WhatsApp. A ideia é passar com a aeronave justamente quando a Corte estiver reunida para o julgamento do recurso apresentado pelos advogados de Lula contra a condenação a nove anos e meio de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância.

Mas talvez o teco-teco não possa cumprir sua missão. As autoridades de segurança gaúchas anunciaram um bloqueio aéreo, terrestre e naval na região do tribunal. 

Os Lava Togas ganharam notoriedade espalhando por Curitiba outdoors que pedem a prisão de Lula. Eles também alugaram um helicóptero equipado com um painel de led que sobrevoou um comício do ex-presidente na cidade, em setembro passado, fazendo provocações.

O aluguel da aeronave custará R$ 1,5 mil por cada hora de vôo. A expectativa é que o monomotor esteja disponível por até quatro horas. O dinheiro, eles dizem, sai de seus próprios bolsos.

S.O.S Intercept

Peraí! Antes de seguir com seu dia, pergunte a si mesmo: Qual a chance da história que você acabou de ler ter sido produzida por outra redação se o Intercept não a tivesse feito?

Pense em como seria o mundo sem o jornalismo do Intercept. Quantos esquemas, abusos judiciais e tecnologias distópicas permaneceriam ocultos se nossos repórteres não estivessem lá para revelá-los?

O tipo de reportagem que fazemos é essencial para a democracia, mas não é fácil, nem barato. E é cada vez mais difícil de sustentar, pois estamos sob ataque da extrema direita e de seus aliados das big techs, da política e do judiciário.

O Intercept Brasil é uma redação independente. Não temos sócios, anúncios ou patrocinadores corporativos. Sua colaboração é vital para continuar incomodando poderosos.

Apoiar é simples e não precisa custar muito: Você pode se tornar um membro com apenas 20 ou 30 reais por mês. Isso é tudo o que é preciso para apoiar o jornalismo em que você acredita. Toda colaboração conta.

Estamos no meio de uma importante campanha – a S.O.S. Intercept – para arrecadar R$ 250 mil até o final do mês. Nós precisamos colocar nosso orçamento de volta nos trilhos após meses de queda na receita. Você pode nos ajudar hoje?

Apoie o Intercept Hoje

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar