O grupo de oposição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Lava Togas, alugou um avião monomotor equipado com sistema de som para sobrevoar partes de Porto Alegre em que se concentram manifestantes favoráveis ao petista. O sobrevôo está marcado para esta quarta-feira. Eles pretendem tocar uma vinheta pedindo ao Tribunal Regional Federal da 4a Região que condene Lula, além de dizer a seus apoiadores que “não adianta espernear”.
O avião fez um teste na terça à tarde. A advogada curitibana Paula Bettega, líder do grupo, não vê a hora do “vôo oficial”. Ele me enviou vídeos e o áudio pelo WhatsApp. A ideia é passar com a aeronave justamente quando a Corte estiver reunida para o julgamento do recurso apresentado pelos advogados de Lula contra a condenação a nove anos e meio de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância.
Mas talvez o teco-teco não possa cumprir sua missão. As autoridades de segurança gaúchas anunciaram um bloqueio aéreo, terrestre e naval na região do tribunal.
Os Lava Togas ganharam notoriedade espalhando por Curitiba outdoors que pedem a prisão de Lula. Eles também alugaram um helicóptero equipado com um painel de led que sobrevoou um comício do ex-presidente na cidade, em setembro passado, fazendo provocações.
O aluguel da aeronave custará R$ 1,5 mil por cada hora de vôo. A expectativa é que o monomotor esteja disponível por até quatro horas. O dinheiro, eles dizem, sai de seus próprios bolsos.
2026 já começou, e as elites querem o caos.
A responsabilização dos golpistas aqui no Brasil foi elogiada no mundo todo como exemplo de defesa à Democracia.
Enquanto isso, a grande mídia bancada pelos mesmos financiadores do golpe tenta espalhar o caos e vender a pauta da anistia, juntamente com Tarcísio, Nikolas Ferreira, Hugo Motta e os engravatados da Faria Lima.
Aqui no Intercept, seguimos expondo os acordos ocultos do Congresso, as articulações dos aliados da família Bolsonaro com os EUA e o envolvimento das big techs nos ataques de Trump ao Brasil.
Os bastidores mostram: as próximas eleições prometem se tornar um novo ensaio golpista — investigar é a única opção!
Só conseguimos bater de frente com essa turma graças aos nossos membros, pessoas que doam em média R$ 35 todos os meses e fazem nosso jornalismo acontecer. Você será uma delas?
Torne-se um doador do Intercept Brasil hoje mesmo e faça parte de uma comunidade que não só informa, mas transforma.