VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

Mensagem gravada diz que "não adianta espernear". Aluguel custa 1,5 mil por hora de vôo.

VÍDEO: Teco-teco vai sobrevoar Porto Alegre com gravação que pede prisão de Lula

O grupo de oposição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os Lava Togas, alugou um avião monomotor equipado com sistema de som para sobrevoar partes de Porto Alegre em que se concentram manifestantes favoráveis ao petista. O sobrevôo está marcado para esta quarta-feira. Eles pretendem tocar uma vinheta pedindo ao Tribunal Regional Federal da 4a Região que condene Lula, além de dizer a seus apoiadores que “não adianta espernear”.

O avião fez um teste na terça à tarde. A advogada curitibana Paula Bettega, líder do grupo, não vê a hora do “vôo oficial”. Ele me enviou vídeos e o áudio pelo WhatsApp. A ideia é passar com a aeronave justamente quando a Corte estiver reunida para o julgamento do recurso apresentado pelos advogados de Lula contra a condenação a nove anos e meio de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro na primeira instância.

Mas talvez o teco-teco não possa cumprir sua missão. As autoridades de segurança gaúchas anunciaram um bloqueio aéreo, terrestre e naval na região do tribunal. 

Os Lava Togas ganharam notoriedade espalhando por Curitiba outdoors que pedem a prisão de Lula. Eles também alugaram um helicóptero equipado com um painel de led que sobrevoou um comício do ex-presidente na cidade, em setembro passado, fazendo provocações.

O aluguel da aeronave custará R$ 1,5 mil por cada hora de vôo. A expectativa é que o monomotor esteja disponível por até quatro horas. O dinheiro, eles dizem, sai de seus próprios bolsos.

A VIRADA COMEÇA AGORA!

A virada começa agora!
Todo fim de ano traz metas pessoais. Mas 2026 exige algo maior: metas políticas — e ação imediata.
Qual virada você quer para o Brasil?
A que entrega ainda mais poder à direita para sabotar o povo — ou a virada em que eles ficam longe do Congresso, do Senado e da Presidência?
Eles já estão se movendo: o centrão distribui emendas para comprar apoio, as igrejas fecham pactos estratégicos, as big techs moldam os algoritmos para favorecer seus aliados, e PL, Republicanos e União Brasil preparam o novo candidato queridinho das elites.
E tudo isso fica fora dos holofotes da grande mídia, que faz propaganda fantasiada de jornalismo — sempre servindo a quem tem dinheiro e poder.
Aqui não. No Intercept Brasil, suas metas de ano novo para o país também são as nossas. Estamos na linha de frente para expor esses projetos de poder e impedir que 2026 seja o ano da extrema direita.
Mas essa virada depende da mobilização de todos.
Para continuar investigando — e desmontando — cada etapa dessa articulação silenciosa, precisamos da sua doação.
E ajude a conquistar as metas que o Brasil precisa.
Fortalecer o jornalismo independente que não deve nada a políticos, igrejas ou empresas é a única forma de virarmos o jogo.

Doe Agora

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar