Terceirização é elogiada por empresários, mas o que o trabalhador acha disso?

Terceirização é elogiada por empresários, mas o que o trabalhador acha disso?

Perguntamos aos nossos leitores o que acham das mudanças para os trabalhadores com lei da terceirização.

Terceirização é elogiada por empresários, mas o que o trabalhador acha disso?

Enquanto a opinião pública ainda debatia a Operação Carne Fraca, o Congresso votou e aprovou na noite de ontem a terceirização ampla em todas as atividades das empresas privadas e alguns setores das estatais. O que se viu foi uma manobra do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em sintonia com Michel Temer e empresários.

De acordo com o texto do PL 4302, que tramitava no Congresso desde o governo Fernando Henrique Cardoso, os trabalhadores terceirizados não têm nenhum tipo de vínculo com a empresa para qual prestam serviço. Outra mudança importante, diz respeito aos contratos temporários, que passam a ser de seis meses, podendo ser estendidos por mais três.

 

Federações, sindicatos patronais e entidades como o Sebrae comemoram o resultado da votação. Os apoiadores do projeto acreditam que haverá um aumento da produtividade e uma facilitação na contratação de trabalhadores temporários.

Os comentários dos nossos leitores mostram que os trabalhadores não nutrem o mesmo sentimento dos empresários.

Henrique Junior

É uma desgraça em qualquer lugar do mundo. Sou funcionário terceirizado numa empresa de informática na Irlanda e não vejo nenhuma vantagem. A terceirização só beneficia as empresas que contratam o serviço e a que presta o serviço. Os salários são mais baixos para o mesmo tipo de função, os direitos não são os mesmos e, se eu for tratado mal na empresa que eu trabalho, nem o RH eu posso acionar pois sou funcionário terceirizado

Érika

Sou advogada trabalhista, sei bem os prejuízos que a geração que está entrando no mercado de trabalho vai amargar pelo resto de suas vidas, com salários baixíssimos, sem a garantia de seus créditos trabalhistas (FGTS, férias, 13º), posto que as empresas com patrimônios, irão terceirizar tudo, e a empresa contratada não terá patrimônio a garantir os trabalhadores.

Braúlio

Quando vi que a mídia batia na “carne fraca” até sair sangue sabia que estavam aboiando, ou seja, tocando a boiada para um rumo só [hoje se diz, focar, não é? focar de foco ou foca?], enquanto isso… o Moraes foi empossado no STF, o Eduardo levado “coercitivamente” para prestar depoimento etc.

Marcia Pacheco Chaves

Vejam a lista e guardem bem esses nomes e partidos para se lembrar nas próximas eleições de quem votou contra os seus interesses, condenando os trabalhadores ao retrocesso.

Junior Remoli

Direitos Trabalhistas, Previdenciários e Educacionais sendo suprimidos pelos deputados! Segundo Dieese, trabalhador ganhará 25% menos.

Pedro Geber

Terceirização sem debate com o trabalhador e com a conivência da grande imprensa, que se manteve quieta até a aprovação.

João Alberto

Este projeto visa acabar com o funcionalismo público e voltar a antes da constituição. Cabides de emprego.

 

E, você, trabalhador? O que acha das mudanças da lei da terceirização?

S.O.S Intercept

Peraí! Antes de seguir com seu dia, pergunte a si mesmo: Qual a chance da história que você acabou de ler ter sido produzida por outra redação se o Intercept não a tivesse feito?

Pense em como seria o mundo sem o jornalismo do Intercept. Quantos esquemas, abusos judiciais e tecnologias distópicas permaneceriam ocultos se nossos repórteres não estivessem lá para revelá-los?

O tipo de reportagem que fazemos é essencial para a democracia, mas não é fácil, nem barato. E é cada vez mais difícil de sustentar, pois estamos sob ataque da extrema direita e de seus aliados das big techs, da política e do judiciário.

O Intercept Brasil é uma redação independente. Não temos sócios, anúncios ou patrocinadores corporativos. Sua colaboração é vital para continuar incomodando poderosos.

Apoiar é simples e não precisa custar muito: Você pode se tornar um membro com apenas 20 ou 30 reais por mês. Isso é tudo o que é preciso para apoiar o jornalismo em que você acredita. Toda colaboração conta.

Estamos no meio de uma importante campanha – a S.O.S. Intercept – para arrecadar R$ 250 mil até o final do mês. Nós precisamos colocar nosso orçamento de volta nos trilhos após meses de queda na receita. Você pode nos ajudar hoje?

QUERO APOIAR

Entre em contato

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar