O jornalismo do Intercept Brasil é livre: sem anúncios, sem filtros de leitura, sem dinheiro de políticos ou empresas. 

Contamos com a sua ajuda para seguir revelando os segredos dos poderosos.

Apoie o jornalismo corajoso e independente.

DOE HOJE

O jornalismo do Intercept Brasil é livre: sem anúncios, sem filtros de leitura, sem dinheiro de políticos ou empresas. 

Contamos com a sua ajuda para seguir revelando os segredos dos poderosos.

Apoie o jornalismo corajoso e independente.

DOE HOJE

Lula e o PT estão bombando no YouTube de extrema direita

A campanha começou. E os bolsonaristas partiram para o ataque.


A campanha presidencial começou. Nas últimas semanas, Lula e o PT foram os temas mais comentados entre os youtubers de extrema direita que dominam o debate político na rede monitorados pela empresa de análise de dados Novelo. Se, em outras semanas, os temas mais comentados giravam em torno do próprio Bolsonaro, agora o discurso parece ter mudado: os principais influenciadores bolsonaristas passaram a definir os alvos e partir para o ataque.

Só no dia 12 de abril, Lula chegou a ser mencionado 2,3 mil vezes em vídeos da extrema direita. Nenhum outro tema chegou perto disso. O levantamento é feito analisando automaticamente as transcrições das falas de vídeos publicados por 450 canais monitorados. O ápice das menções foi em 7 de abril, dois dias depois de Lula afirmar o óbvio: que o “aborto é questão de saúde pública”. Só naquele dia, foram mais de 3,3 mil menções ao ex-presidente e pré-candidato.

Nesta semana, dos 14 vídeos mais vistos do monitoramento, cinco deles tratam de Lula e o PT. Todos são do mesmo canal: Os Pingos nos Is, da Jovem Pan. O mais popular, “O jogo virou: Senado pode abrir duas CPIs contra o PT”, teve mais de 1 milhão de visualizações. Ele é seguido por “Nova pesquisa eleitoral liga alerta máximo no PT”, com mais de 800 mil visualizações, e “Bolsonaro enquadra Moraes e cobra reação às ameaças de Lula”, que passou de 700 mil.

A cantora Anitta também foi outro foco de ódio. Dos dez mais vistos, dois são sobre ela – também do Pingo nos Is. “Desmascarando Anitta: Cantora não é o fenômeno global que julga ser” foi o mais visto sobre a cantora, com mais de 600 mil visualizações e quatro mil comentários. O youtuber Gustavo Gayer também bombou com um vídeo deslegitimando o sucesso da cantora – foi o décimo-quinto mais visto da semana, com mais de 500 mil visualizações.

Sem anúncios. Sem patrões. Com você.

Reportagens como a que você acabou de ler só existem porque temos liberdade para ir até onde a verdade nos levar.

É isso que diferencia o Intercept Brasil de outras redações: aqui, os anúncios não têm vez, não aceitamos dinheiro de políticos nem de empresas privadas, e não restringimos nossas notícias a quem pode pagar.

Acreditamos que o jornalismo de verdade é livre para fiscalizar os poderosos e defender o interesse público. E quem nos dá essa liberdade são pessoas comuns, como você.

Nossos apoiadores contribuem, em média, com R$ 35 por mês, pois sabem que o Intercept revela segredos que a grande mídia prefere ignorar. Essa é a fórmula para um jornalismo que muda leis, reverte decisões judiciais absurdas e impacta o mundo real.

A arma dos poderosos é a mentira. A nossa arma é a investigação.

Podemos contar com o seu apoio para manter de pé o jornalismo em que você acredita?

Apoie o Intercept Hoje

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar