Lula e o PT estão bombando no YouTube de extrema direita

A campanha começou. E os bolsonaristas partiram para o ataque.


A campanha presidencial começou. Nas últimas semanas, Lula e o PT foram os temas mais comentados entre os youtubers de extrema direita que dominam o debate político na rede monitorados pela empresa de análise de dados Novelo. Se, em outras semanas, os temas mais comentados giravam em torno do próprio Bolsonaro, agora o discurso parece ter mudado: os principais influenciadores bolsonaristas passaram a definir os alvos e partir para o ataque.

Só no dia 12 de abril, Lula chegou a ser mencionado 2,3 mil vezes em vídeos da extrema direita. Nenhum outro tema chegou perto disso. O levantamento é feito analisando automaticamente as transcrições das falas de vídeos publicados por 450 canais monitorados. O ápice das menções foi em 7 de abril, dois dias depois de Lula afirmar o óbvio: que o “aborto é questão de saúde pública”. Só naquele dia, foram mais de 3,3 mil menções ao ex-presidente e pré-candidato.

Nesta semana, dos 14 vídeos mais vistos do monitoramento, cinco deles tratam de Lula e o PT. Todos são do mesmo canal: Os Pingos nos Is, da Jovem Pan. O mais popular, “O jogo virou: Senado pode abrir duas CPIs contra o PT”, teve mais de 1 milhão de visualizações. Ele é seguido por “Nova pesquisa eleitoral liga alerta máximo no PT”, com mais de 800 mil visualizações, e “Bolsonaro enquadra Moraes e cobra reação às ameaças de Lula”, que passou de 700 mil.

A cantora Anitta também foi outro foco de ódio. Dos dez mais vistos, dois são sobre ela – também do Pingo nos Is. “Desmascarando Anitta: Cantora não é o fenômeno global que julga ser” foi o mais visto sobre a cantora, com mais de 600 mil visualizações e quatro mil comentários. O youtuber Gustavo Gayer também bombou com um vídeo deslegitimando o sucesso da cantora – foi o décimo-quinto mais visto da semana, com mais de 500 mil visualizações.

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar