A vitória de Claro, Vivo e TIM desceu atravessada no Cade

Conselheiros e servidores acham que o presidente do Cade agiu para favorecer o controle do mercado de telecomunicações pelas concorrentes.


Conselheiros do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que regula a concorrência entre empresas no Brasil, bateram boca em uma audiência sobre a venda da Oi Móvel para um consórcio criado pelas concorrentes Claro, Vivo e Tim – e eu descobri informações que estão nos bastidores do órgão.

Em primeiro lugar, o voto do atual presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, foi decisivo para aprovar o ato no julgamento ocorrido em fevereiro. A votação estava empatada, mas seu voto a favor da venda valeu por dois, devido ao cargo que ocupa. Com a decisão, aumentou a concentração de mercado na telefonia móvel do Brasil: o consumidor perdeu uma opção (a Oi), que agora é controlada por suas ex-concorrentes.

Cordeiro, contudo, deveria ter se declarado impedido nesse processo, porque era o superintendente-geral do órgão quando o ato de concentração foi protocolado e, portanto, já havia atuado diretamente no caso – devido ao cargo que ocupava, o andamento do processo (ou seja, quanto demoraria a decisão final) dependia dos despachos e decisões dele. Cordeiro também não investigou uma acusação de que o negócio formaria um cartel, que certamente faria o processo demorar bem mais a ter uma sentença.

Um servidor do Cade me disse que Cordeiro fez de tudo para abafar as denúncias e permitir a compra da Oi Móvel por suas atuais concorrentes. E não está sozinho. Os conselheiros Henrique Braido e Sérgio Ravagnani, por exemplo, se mostraram inconformados com o desfecho do processo. No final da leitura de seu voto em outra audiência, em 9 de março, Braido, fez questão de deixar uma “mensagem de esperança para todos os funcionários que trabalharam no caso, incluindo aqueles que se afastaram e que foram afastados”, dizendo que o trabalho deles não foi em vão e que eles não deveriam desistir de fazer o que acreditam ser o certo.

“A decisão desse tribunal, a meu ver, não faz juz ao empenho dos colaboradores. Tudo isso está registrado e esse caso vai ser revisitado pela comunidade antitruste e por acadêmicos no Brasil e no exterior. Minha mensagem é: continuem”. Veja no vídeo. Truste é a união de empresas para controlar o setor em que atuam. Eu pedi a Cordeiro um comentário sobre a afirmação de Braido. O presidente do Cade não respondeu.

Não é de hoje que existe disputa entre alguns servidores do Cade e Cordeiro. Nesta reportagem, conto detalhes sobre a desconfiança deles em relação aos interesses do presidente do conselho.

🚨 O QUE ENFRENTAMOS AGORA 🚨

O Intercept está vigiando manobras eleitorais inéditas da extrema direita brasileira. 

Os golpistas estão de cara nova, com seus ternos e sapatênis. Eles aprenderam estratégias sofisticadas de marketing digital para dominar a internet, que estão testando agora nas eleições municipais.

O objetivo final? Dominar bases de poder locais para tomar a presidência e o congresso em 2026. 

Não se deixe enganar: Bolsonaro era fichinha perto dos fascistas de sapatênis…

O Intercept não pode poupar esforços para investigar e expor os esquemas que colocam em risco nossos direitos e nossa democracia.

Já revelamos as mensagens secretas de Moro na Lava Jato. Mostramos como certas empresas e outros jornais obrigavam seus trabalhadores a apoiarem Bolsonaro. E expusemos como Pablo Marçal estava violando a lei eleitoral. 

Mas temos pouco tempo, e muito mais a revelar. Agora precisamos de recursos para colocar mais repórteres nas ruas. Para isso, precisamos de sua ajuda. Somos financiados por nossos leitores, não pelas empresas ricas que mandam em Brasília.

Faça parte do nosso time para causar o impacto eleitoral que você não verá em nenhum outro lugar! Faça uma doação de qualquer valor ao Intercept hoje mesmo! 

APOIE O INTERCEPT HOJE!

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar