Vem aí: Intercept e Pulitzer Center investigam grilagem de terras na Amazônia


Em 2021, você acompanhou no Intercept a série Pistas do Desmatamento, na qual o repórter Hyury Potter (nenhum parentesco com Harry) investigou sinais de crimes na Amazônia a partir de um grande levantamento sobre pistas de pouso clandestinas na floresta. O projeto só foi possível graças ao apoio da Rainforest Investigations Network, o RIN, do Pulitzer Center, que deu suporte financeiro para Potter passar um ano mergulhado no assunto – além de treinamento e apoio editorial, junto com o Intercept.

Com o trabalho, Potter encontrou uma mina de ouro de faturamento bilionário trabalhando com licenças irregulares, uma refinaria de ouro cujo sócio é um belga condenado por lavagem de dinheiro e um vídeo revoltante que revelou dois anos de destruição provocada pela garimpo ilegal em uma terra indígena. O esforço coletivo do RIN está entre os finalistas do prestigiado prêmio Sigma, de jornalismo de dados. Embora o projeto de Potter esteja na reta final, mas vocês ainda verão novas histórias dele aqui no Intercept.

A boa nova é que o RIN aprovou um novo projeto em parceria conosco para 2022. A repórter Fernanda Wenzel vai investigar a grilagem de terras públicas na região onde mais cresce o desmatamento na Amazônia. É um reforço fundamental para nossa cobertura ambiental. Fique ligado!

S.O.S Intercept

Peraí! Antes de seguir com seu dia, pergunte a si mesmo: Qual a chance da história que você acabou de ler ter sido produzida por outra redação se o Intercept não a tivesse feito?

Pense em como seria o mundo sem o jornalismo do Intercept. Quantos esquemas, abusos judiciais e tecnologias distópicas permaneceriam ocultos se nossos repórteres não estivessem lá para revelá-los?

O tipo de reportagem que fazemos é essencial para a democracia, mas não é fácil, nem barato. E é cada vez mais difícil de sustentar, pois estamos sob ataque da extrema direita e de seus aliados das big techs, da política e do judiciário.

O Intercept Brasil é uma redação independente. Não temos sócios, anúncios ou patrocinadores corporativos. Sua colaboração é vital para continuar incomodando poderosos.

Apoiar é simples e não precisa custar muito: Você pode se tornar um membro com apenas 20 ou 30 reais por mês. Isso é tudo o que é preciso para apoiar o jornalismo em que você acredita. Toda colaboração conta.

Estamos no meio de uma importante campanha – a S.O.S. Intercept – para arrecadar R$ 250 mil até o final do mês. Nós precisamos colocar nosso orçamento de volta nos trilhos após meses de queda na receita. Você pode nos ajudar hoje?

Apoie o Intercept Hoje

Entre em contato

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar