Vem aí: Intercept e Pulitzer Center investigam grilagem de terras na Amazônia


Em 2021, você acompanhou no Intercept a série Pistas do Desmatamento, na qual o repórter Hyury Potter (nenhum parentesco com Harry) investigou sinais de crimes na Amazônia a partir de um grande levantamento sobre pistas de pouso clandestinas na floresta. O projeto só foi possível graças ao apoio da Rainforest Investigations Network, o RIN, do Pulitzer Center, que deu suporte financeiro para Potter passar um ano mergulhado no assunto – além de treinamento e apoio editorial, junto com o Intercept.

Com o trabalho, Potter encontrou uma mina de ouro de faturamento bilionário trabalhando com licenças irregulares, uma refinaria de ouro cujo sócio é um belga condenado por lavagem de dinheiro e um vídeo revoltante que revelou dois anos de destruição provocada pela garimpo ilegal em uma terra indígena. O esforço coletivo do RIN está entre os finalistas do prestigiado prêmio Sigma, de jornalismo de dados. Embora o projeto de Potter esteja na reta final, mas vocês ainda verão novas histórias dele aqui no Intercept.

A boa nova é que o RIN aprovou um novo projeto em parceria conosco para 2022. A repórter Fernanda Wenzel vai investigar a grilagem de terras públicas na região onde mais cresce o desmatamento na Amazônia. É um reforço fundamental para nossa cobertura ambiental. Fique ligado!

2026 já começou, e as elites querem o caos.

A responsabilização dos golpistas aqui no Brasil foi elogiada no mundo todo como exemplo de defesa à Democracia.

Enquanto isso, a grande mídia bancada pelos mesmos financiadores do golpe tenta espalhar o caos e vender a pauta da anistia, juntamente com Tarcísio, Nikolas Ferreira, Hugo Motta e os engravatados da Faria Lima.

Aqui no Intercept, seguimos expondo os acordos ocultos do Congresso, as articulações dos aliados da família Bolsonaro com os EUA e o envolvimento das big techs nos ataques de Trump ao Brasil.

Os bastidores mostram: as próximas eleições prometem se tornar um novo ensaio golpista — investigar é a única opção!

Só conseguimos bater de frente com essa turma graças aos nossos membros, pessoas que doam em média R$ 35 todos os meses e fazem nosso jornalismo acontecer. Você será uma delas?

Torne-se um doador do Intercept Brasil hoje mesmo e faça parte de uma comunidade que não só informa, mas transforma.

DOE AGORA

Entre em contato

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar