Bem-vindos ao Notas, o blog do Intercept

O Notas é o lugar das histórias mais curtas, informações exclusivas, análises de impacto e dos bastidores das reportagens e vídeos do Intercept.


Se você já assina a nossa newsletter, lê as reportagens, nos assiste no YouTube e nos acompanha nas redes sociais, já sabe que fazemos jornalismo combativo e sem rabo preso com anunciantes. Se você é novo por aqui, seja bem-vindo! Estamos felizes em te receber e explicar que nossa missão é produzir um jornalismo investigativo que gera impacto e chama as coisas pelo nome que elas têm.

Por aqui, as postagens vão seguir essa mesma missão. O Notas surge num ano crucial para a democracia brasileira, em que o país vai às urnas com a chance de tirar Bolsonaro e seu projeto fascista do poder – e em que manobras golpistas e autoritárias serão estratégia da extrema direita para não entregar a cadeira presidencial. Termos um espaço para a cobertura das eleições de forma ágil foi um dos motivos para o blog ter surgido.

Mas não o único: por aqui, você também encontrará informações exclusivas e leituras originais sobre os temas mais importantes da semana.

Se você é fã do nosso jornalismo premiado, fique tranquilo: os conteúdos do site e do YouTube, que podem levar meses para serem produzidos e editados dentro dos nossos critérios rigorosos de apuração, checagem e edição, seguirão normalmente.

O Notas é o lugar de histórias mais curtas, informações exclusivas, análises de impacto e, claro, os bastidores das reportagens e vídeos do Intercept (você não faz ideia de quantas histórias existem por trás de uma boa história).

É tudo isso que a equipe do TIB passa a compartilhar aqui a partir de agora. Acompanhe o Notas, o blog do Intercept.

A VIRADA COMEÇA AGORA!

A virada começa agora!
Todo fim de ano traz metas pessoais. Mas 2026 exige algo maior: metas políticas — e ação imediata.
Qual virada você quer para o Brasil?
A que entrega ainda mais poder à direita para sabotar o povo — ou a virada em que eles ficam longe do Congresso, do Senado e da Presidência?
Eles já estão se movendo: o centrão distribui emendas para comprar apoio, as igrejas fecham pactos estratégicos, as big techs moldam os algoritmos para favorecer seus aliados, e PL, Republicanos e União Brasil preparam o novo candidato queridinho das elites.
E tudo isso fica fora dos holofotes da grande mídia, que faz propaganda fantasiada de jornalismo — sempre servindo a quem tem dinheiro e poder.
Aqui não. No Intercept Brasil, suas metas de ano novo para o país também são as nossas. Estamos na linha de frente para expor esses projetos de poder e impedir que 2026 seja o ano da extrema direita.
Mas essa virada depende da mobilização de todos.
Para continuar investigando — e desmontando — cada etapa dessa articulação silenciosa, precisamos da sua doação.
E ajude a conquistar as metas que o Brasil precisa.
Fortalecer o jornalismo independente que não deve nada a políticos, igrejas ou empresas é a única forma de virarmos o jogo.

Doe Agora

Entre em contato

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar