24 janeiros de Lula: frases que marcaram a trajetória do ex-presidente

24 janeiros de Lula: frases que marcaram a trajetória do ex-presidente

De 1995 a 2018, selecionamos frases que marcaram a história do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

24 janeiros de Lula: frases que marcaram a trajetória do ex-presidente

24 de janeiro de 2018 promete ser um dos dias mais importantes na história recheada de dias importantes de Luiz Inácio Lula da Silva. Condenado pelo juiz federal de Curitiba Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá, Lula será agora julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que pode acabar pondo fim nos seus planos de comandar pela terceira vez a nação.

Se em janeiro de 1995, o então presidente nacional do PT se defendia das críticas às doações legais feitas ao partido por empreiteiras nas eleições do ano anterior, em 2018, Lula parte para o ataque contra o Judiciário, que analisa o suposto favorecimento da OAS em troca de vantagens ilícitas.

“Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu”, disse, em janeiro de 2016, o atual primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano.

Atentos às nuances e contradições que o acompanharam ao longo dos anos, fizemos uma seleção de frases que marcaram os últimos 24 janeiros do ex-presidente:

24 janeiros de Lula

Com colaboração de Andreas Müller.

S.O.S Intercept

Peraí! Antes de seguir com seu dia, pergunte a si mesmo: Qual a chance da história que você acabou de ler ter sido produzida por outra redação se o Intercept não a tivesse feito?

Pense em como seria o mundo sem o jornalismo do Intercept. Quantos esquemas, abusos judiciais e tecnologias distópicas permaneceriam ocultos se nossos repórteres não estivessem lá para revelá-los?

O tipo de reportagem que fazemos é essencial para a democracia, mas não é fácil, nem barato. E é cada vez mais difícil de sustentar, pois estamos sob ataque da extrema direita e de seus aliados das big techs, da política e do judiciário.

O Intercept Brasil é uma redação independente. Não temos sócios, anúncios ou patrocinadores corporativos. Sua colaboração é vital para continuar incomodando poderosos.

Apoiar é simples e não precisa custar muito: Você pode se tornar um membro com apenas 20 ou 30 reais por mês. Isso é tudo o que é preciso para apoiar o jornalismo em que você acredita. Toda colaboração conta.

Estamos no meio de uma importante campanha – a S.O.S. Intercept – para arrecadar R$ 250 mil até o final do mês. Nós precisamos colocar nosso orçamento de volta nos trilhos após meses de queda na receita. Você pode nos ajudar hoje?

Apoie o Intercept Hoje

Conteúdo relacionado

Inscreva-se na newsletter para continuar lendo. É grátis!

Este não é um acesso pago e a adesão é gratuita

Já se inscreveu? Confirme seu endereço de e-mail para continuar lendo

Você possui 1 artigo para ler sem se cadastrar